quarta-feira, 26 de maio de 2010

Voleibol


INTRODUÇÃO


Voleibol é um desporto praticado em uma quadra dividida em duas partes por uma rede, possuindo duas equipes de seis jogadores em cada lado. O objetivo da modalidade é fazer passar a bola sobre a rede de modo a que esta toque no chão dentro da quadra adversária, ao mesmo tempo que se evita que os adversários consigam fazer o mesmo. O voleibol é um desporto olímpico, regulado pela Fedération Internationale de Volleyball(FIVB).



REGRAS:


Para se jogar o voleibol são necessários doze jogadores divididas igualmente em duas equipes de seis jogadores cada. As equipes são divididas por uma rede que fica no meio da quadra. O jogo começa com um dos times que deve sacar. Logo depois no saque a bola deve ultrapassar a rede e seguir ao campo de adversário onde os jogadores tentam evitar que a bola entre no seu campo usando qualquer parte do corpo. O jogador pode rebater a bola para que ela passe para o campo adversário sendo permitido dar três toques na bola antes que ela passe, sempre alternando os jogadores que dão os toques. Caso a bola caia é ponto do time adversário.

O jogador pode encostar na rede ( desde que não interfira no andamento do jogo) exceto na borda superior, caso isso ocorra o ponto será para outro time. O mesmo jogador não pode dar dois ou mais toques seguidos na bola, exeção no toque e no bloqueio.


LOCAL DE PRÁTICA:


Quadra retangular, com a dimenssão de 18x9 metros com uma rede no meio colocada em uma altura variavel conforme o sexo e a categoria dos jogadores ( exemplo dos séniores e juniores: masculino -2,43 m; femininos 2,24m). Há uma linha de três metros em direção do campo para a rede, dos dois lados e uma distância de seis metros até o fim da quadra.



TIPOS DE COMPETIÇÃO


Internacionais



  • Torneio olímpico de voleibol;


  • campeonato Mundial de Voleibol;


  • Copa do Mundo;


  • Liga Mundial;


  • Grand Prix;


  • Copa dos Campeões do voleibol.



Nacionais




  • Superliga;


  • Liga nacional de volei;


  • Liga feminina de volei.



Handebol

Basquetebol


INTRODUÇÃO:



O basquetebol é um desporto colectivo inventado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismith, na Associação Cristã de Moços de Springfield (Massachusetts), EUA. É jogado por duas equipes de 5 jogadores, que têm por objetivo passar a bola por dentro de um cesto colocado nas extremidades da quadra, seja num ginásio ou ao ar livre.
Os aros que formam os cestos são colocados a uma altura de 3 metros e 5 centímetros. Os jogadores podem caminhar no campo desde que driblem (batam a bola contra o chão) a cada passo dado. Também é possível executar um passe, ou seja, atirar a bola em direcção a um companheiro de equipe.



O basquetebol é um desporto olímpico desde os Jogos Olímpicos de Verão de 1936 em Berlim.



O nome vem do inglês basketball, que significa literalmente "bola na cesta". É um dos desportos mais populares do mundo.




REGRAS:




Equipe - Existem duas equipes que são compostas por 5 jogadores cada (em jogo), mais 7 reservas.
Início do jogo – O Jogo começa com o lançamento da bola ao ar, pelo árbitro, entre dois jogadores adversários no círculo central e esta só pode ser tocada quando atingir o ponto mais alto. A equipe que não ganhou a posse de bola fica com a seta a seu favor.



Duração do jogo – Quatro períodos de 10 minutos de tempo útil cada (Na NBA, são 12 minutos), com um intervalo de meio tempo entre o segundo e o terceiro período com uma duração de 15 minutos, e com intervalos de dois minutos entre o primeiro e o segundo período e entre o terceiro e o quarto período. O cronómetro só avança quando a bola se encontra em jogo, isto é, sempre que o árbitro interrompe o jogo, o tempo é parado de imediato.
Reposição da bola em jogo - Depois da marcação de uma falta, o jogo recomeça por um lançamento fora das linhas laterais, excepto no caso de lances livres. Após a marcação de ponto, o jogo prossegue com um passe realizado atrás da linha do campo da equipa que defende.



Como jogar a bola - A bola é sempre jogada com as mãos. Não é permitido andar com a bola nas mãos ou provocar o contacto da bola com os pés ou pernas. Também não é permitido driblar com as duas mãos ao mesmo tempo.



Pontuação - Um cesto é válido quando a bola entra pelo aro, por cima. Um cesto de campo vale 2 pontos, a não ser que tenha sido conseguido para além da linha dos 3 pontos, situada a 6,25 m (valendo, portanto, 3 pontos); um cesto de lance livre vale 1 ponto.



Empate – Os jogos não podem terminar empatados. O desempate processa-se através de períodos suplementares de 5 minutos.Exceptuando torneios cujo regulamento obrigue a mais que uma mão, todos os clubes de possíveis torneios devem concordar previamente com o regulamento. Assim como jogos particulares, após o término do tempo regulamentar se ambas as equipas concordarem podem dar a partida por terminada.



Resultado – O jogo é ganho pela equipa que marcar maior número de pontos no tempo regulamentar.



Lançamento livre – Na execução, os vários jogadores, ocupam os respectivos espaços ao longo da linha de marcação, não podem deixar os seus lugares até que a bola saia das mãos do executante do lance livre (A6); não podem tocar a bola na sua trajectória para o cesto, até que esta toque no aro.



Penalizações de faltas pessoais – Se a falta for cometida sobre um jogador que não está em acto de lançamento, a falta será cobrada por forma de uma reposição de bola lateral, desde que a equipa(e) não tenha cometido mais do que 4 (quatro) faltas coletivas durante o período, caso contrário é concedido ao jogador que sofreu a falta o direito a dois lances livres. Se a falta for cometida sobre um jogador no acto de lançamento, o cesto conta e deve, ainda, ser concedido um lance livre. No caso do lançamento não tiver resultado cesto, o lançador irá executar o(s) lance(s) livres correspondentes às penalidades (2 ou 3 lances livres, conforme se trate de uma tentativa de lançamento de 2 ou 3 pontos).


Regra dos 5 segundos - Um jogador que está sendo marcado não pode ter a bola em sua posse (sem driblar) por mais de 5 segundos.


Regra dos 3 segundos - Um jogador não pode permanecer mais de 3 segundos dentro da área restritiva (garrafão) do adversário, enquanto a sua equipa esteja na posse da bola.


Regra dos 8 segundos - Quando uma equipa ganha a posse da bola na sua zona de defesa, deve, dentro de 8 segundos, fazer com que a bola chegue à zona de ataque.


Regra dos 24 segundos - Quando uma equipe está de posse da bola, dispõe de 24 segundos para a lançar ao cesto do adversário.


Bola presa – Considera-se bola presa quando dois ou mais jogadores (um de cada equipa pelo menos) tiverem uma ou ambas as mãos sobre a bola, ficando esta presa. A posse de bola será da equipa que tiver a seta a seu favor.


Transição de campo – Um jogador cuja equipe está na posse de bola, na sua zona de ataque, não pode provocar a ida da bola para a sua zona de defesa (retorno).


Dribles - Quando se dribla pode-se executar o n.º de passos que pretender. O jogador não pode bater a bola com as duas mãos simultaneamente, nem efectuar dois dribles consecutivos (bater a bola, agarrá-la com as duas mãos e voltar a batê-la).


Passos – O jogador não pode executar mais de dois passos com a bola na mão.


Faltas pessoais – É uma falta que envolve contacto com o adversário, e que consiste nos seguintes parâmetros: Obstrução, Carregar, Marcar pela retaguarda, Deter, Segurar, Uso ilegal das mãos, Empurrar.


Falta antidesportiva – Falta pessoal que, no entender do árbitro, foi cometida intencionalmente, com objectivo de prejudicar a equipa adversária.


Falta técnica – Falta cometida por um jogador sem envolver contacto pessoal com o adversário, como, por exemplo, contestação das decisões do árbitro, usando gestos, atitudes ou vocabulário ofensivo, ou mesmo quando não levantar imediatamente o braço quando solicitado pelo árbitro, após lhe ser assinalada falta.


Falta da equipe – Se uma equipa cometer num período, um total de quatro faltas, para todas as outras faltas pessoais sofrerá a penalização de dois lançamentos livres.


Número de faltas – Um jogador que cometer cinco faltas está desqualificado da partida.


Altura do aro - A altura do aro até o solo é de 3,05 metros. Sendo na liga norte americana a NBA a altura é de 3,10 metros.



OBJETIVO DO JOGO:


Uma bola de basquetebol. O objetivo do jogo é introduzir a bola no cesto da equipe adversária (marcando pontos) e, simultaneamente, evitar que esta seja introduzida no próprio cesto, respeitando as regras do jogo. A equipe que obtiver mais pontos no fim do jogo vence.



A competição é dirigida por:

Três árbitros – têm como função assegurarem o cumprimento das regras do jogo.
Um marcador e o seu auxiliar – têm como funções o preenchimento do boletim de jogo, onde registram os pontos marcados, as faltas pessoais e técnicas, etc.
O cronometrista – verifica o tempo de jogo e os descontos de tempo
Um operador de vinte e quatro segundos – controla os 24 segundos que cada equipe dispõe para a execução de uma jogada.


LOCAL DA PRÁTICA:


A quadra de jogo será plana, de superfície dura e livre de obstruções com dimensões de 28 m em comprimento por 15 m de largura medidos a partir da borda interna da linha limítrofe.
As federações nacionais têm autoridade para aprovar, para suas competições, quadras de jogo já existentes, com dimensões mínimas de 26 m de comprimento por 14 m de largura.


TIPOS DE COMPETIÇÕES:

Os campeonatos Mundiais de Basquete são organizados pela FIBA (Fédération Internationale de Basketball - Federação Internacional de Basquete em francês) em nível mundial. Regionalmente são disputados os campeonatos da Ásia pela FIBA Ásia, o Campeoanto Africano pela FIBA África, o campeonato Americano pela FIBA Americas, o Campeonato da Oceania pela FIBA Oceania e o Eurobasket, o Campeonato Europeu de Basquete, pela FIBA Europa.

• Campeonato Mundial de Basquete Masculino
• Campeonato Mundial de Basquete Feminino
• Basquete nos Jogos Olímpicos
• NBA
• Nacional Masculino
• Nacional Feminino
• Campeonato Sul-Americano
• Eurobasket



Campeonatos de basquete.


Qual país ganhou mais ouro nos Jogos Olímpicos no basquete masculino?
Nas Olimpíadas o basquete foi esporte de demonstração em 1904. Em Berlim em 1936 tornou-se modalidade regular. No masculino os maiores vencedores são os Estados Unidos, que ganharam 12 medalhas de ouro. De 1936 a 1968 venceram sete olimpíadas seguidas. Os americanos venceram também em 1976, 1984, 1992, 1996 e 2000. A URSS ganhou ouro em 1972 e 1988). A Iugoslávia (1980) e a Argentina (2004) também foram medalhas de ouro. O Brasil foi três vezes medalha de bronze (1948, 1960 e 1964).




Todas as medalhas do basquete masculino nos Jogos Olímpicos.


Ano - Ouro - Prata - Bronze
1936 - EUA - Canadá - México
1948 - EUA - França - Brasil
1952 - EUA - URSS - Uruguai
1956 - EUA - URSS - Uruguai
1960 - EUA - URSS - Brasil
1964 - EUA - URSS - Brasil
1968 - EUA - Iugoslávia - URSS
1972 - URSS - EUA - Cuba
1976 - EUA - Iugoslávia - URSS
1980 - Iugoslávia - Itália - URSS
1984 - EUA - Espanha - Iugoslávia
1988 - URSS - Iugoslávia - EUA
1992 - EUA - Croácia - Lituânia
1996 - EUA - Iugoslávia - Lituânia
2000 - EUA - França - Lituânia
2004 - Argentina - Itália - EUA
2008 -

Qual é o país ganhou mais ouro nos Jogos Olímpicos no basquete feminino?


O basquete feminino foi introduzido nas Olimpíadas a partir de 1976. Os EUA venceram seis vezes (1984, 1988, 1996, 2000, 2004 e 2008) e a URSS/CEI três (1976, 1980 e 1992). O Brasil foi prata em 1996 e bronze em 2000.

Todas as medalhas do basquete feminino nos Jogos Olímpicos.


Ano - Ouro - Prata - Bronze
1976 - URSS - EUA - Bulgária
1980 - URSS - Bulgária - Iugoslávia
1984 - EUA - Coreia do Sul - China
1988 - EUA - Iugoslávia -URSS
1992 - CEI - China - EUA
1996 - EUA - Brasil - Austrália
2000 - EUA - Austrália - Brasil
2004 - EUA - Austrália - Rússia
2008 -


Quem são os vencedores do Campeonato Mundial de Basquete masculino?


A Iugoslávia (Sérvia e Montenegro) tem 5 títulos (3 como Iugoslávia e 2 como RF Iugoslávia/Sérvia e Montenegro), mesmo com a separação jogadores da Sérvia e de Montenegro competiram numa mesma equipe no mundial de 2006 no Japão. Os EUA e a URSS têm três títulos cada, o Brasil dois, Espanha e Argentina um.

Todos os campeões da Copa do Mundo de basquete masculino.


Iugoslávia 5 (1970, 1978, 1990, 1998 e 2002)
Estados Unidos 3 (1954, 1986 e 1994)
União Soviética 3 (1967, 1974 e 1982)
Brasil 2 (1959 e 1963)
Espanha 1 (2006)
Argentina 1 (1950)

Quem são os vencedores do Campeonato Mundial de Basquete feminino?


Os Estados Unidos. As americanas têm 7 títulos, enquanto a URSS tem 6 e a Austrália e o Brasil 1 cada. Apenas estes quatro países foram campeões mundiais de basquete feminino.

Todos os campeões da Copa do Mundo de basquete feminino.


Estados Unidos 7 (1953, 1957, 1976, 1986, 1990, 1998 e 2002).
União Soviética 6 (1959, 1964, 1967, 1971, 1975 e 1983).
Austrália 1 (2006).
Brasil 1 (1994).